top of page

exemplo de classificação biológica

Palavras marcadas com um asterisco (*) são definidas ao final de cada página, num vocabulário.

Links em laranja são links para páginas externas

Links em verde são links para outras páginas deste site

exemplo de classificação biológica: 

​

O resultado do ato de classificar é uma classificação - um sistema hierárquico de organização dos seres vivos em táxons. Como exemplo, apresentamos, abaixo, três propostas alternativas para a classificação dos seres vivos em reinos (existem outras propostas não apresentadas aqui!):

​

​Note como diferentes autores propuseram classificações diferentes para os seres vivos (definições simplificadas dos vários reinos considerados acima encontram-se no "Vocabulário" abaixo). Lineu demonstrou pouco interesse pelos organismos microscópicos, que ele pouco estudou e não entendeu (Ford, 2009). Assim, Volvox, um grupo de protistas coloniais, fotossintetizantes, foi classificado, por Lineu, como um verme, próximo às tênias... As diferenças entre as classificações de Whittaker e Cavalier-Smith, por outro lado, se devem, em parte, à melhoria do entendimento das relações entre as linhagens basais dos organismos. É preciso notar, porém, que em ambos os casos foram empregados os princípios da Taxonomia Evolutiva, com alguns dos reinos representando grados, e não clados).

​​

​

Vocabulário

​

  • Animalia: Reúne os organismos heterotróficos, multicelulares, sem parede celular.

  • Archaebacteria: Seria o grupo mais antigo de bactérias, vivendo em ambientes rigorosos, como águas saturadas de sal, fontes de água quente e nas profundezas do mar. Podem ser diferenciadas das demais bactérias pela composição de suas paredes celulares e membranas celulares, ausência de introns nas moléculas de DNA, etc.

  • Archezoa: São organismos unicelulares semelhantes aos protozoários, mas que teriam se originado antes da origem da mitocôndria.

  • Chromista: Inclui as algas unicelulares cujos cloroplastos contém clorofila a e clorofila c, além de outras algas proximamante relacionadas a elas. Em geral são coloridas, embora haja espécies incolores.

  • Eubacteria: Inclui as bactérias típicas (veja Archaebacteria, acima).

  • Fungi: Reúne os organismos heterotróficos com paredes celulares de quitina. Inclui tanto organismos unicelulares, como as leveduras, quanto organismos multicelulares, como os fungos que produzem cogumelos.

  • Monera: Reúne todos os organismos procariontes.

  • Plantae: Reúne os organismos multicelulares fotossintetizantes.

  • Protista: Reúne os organismos unicelulares eucariontes.

  • Protozoa: Reúne os organismos eucariontes, unicelulares, heterotróficos, excluindo-se os Archeozoa.

  • Vegetalia: Reúne as plantas e fungos.

​​

​

Bibliografia

​

Cavalier-Smith, T. 1993. Kingdom protozoa and its 18 phyla. Microbiological reviews 57 (4): 953–994.

Ford, B. J. 2009. The microscope of Linnaeus and his blind spot. The Microscope 57(2): 65-72.

Linnæus, C. 1758. Systema naturæ, sive regna tria naturæ systematice proposita per classes, ordines, genera, & species. Lugduni    Batavorum. (Haak).

Whittaker, R. H. 1969. New concepts of kingdoms of organisms. Science 163:150-160.

​

bottom of page