top of page

CONCEITOS básicos da sistemática

Palavras marcadas com um asterisco (*) são definidas ao final de cada página, num vocabulário.

Links em laranja são links para páginas externas

Links em verde são links para outras páginas deste site

Aqui são apresentados vários conceitos básicos da sistemática biológica. Os termos são apresentados em ordem alfabética para facilitar sua localização. Muitos desses conceitos são discutidos mais detalhadamente nos vários textos disponíveis na aba "Temas"; outros são discutidos em páginas específicas que podem ser acessadas através de links fornecidos no texto. Termos sublinhados, abaixo, são termos que também estão definidos nesta página.

 

Anagênese:Processo evolutivo pelo qual uma espécie ou linhagem se modifica ao longo das gerações, sem se dividir para originar novas espécies. (Mais informações sobre anagênese, aqui)

 

Apomorfia: Característica surgida dentro de um clado em estudo. Caráter derivado (mais informações sobre apomorfia, aqui).

 

Chave de identificação (ou chave taxonômica):É uma ferramenta escrita que permite a identificação de um espécime ou exemplar em relação a uma classificação pré-existente. Em geral, são construídas como uma sequência de passos (ou dilemas), em que dois conjuntos alternativos de características morfológicas são apresentados para comparação com o organismo que se pretende identificar. O resultado desta comparação nos nos conduz a outro passo e assim, sucessivamente, até que alcançamos a identificação procurada (mais informações e exemplos de chaves de identificação, aqui)

​

Clado:Um grupo monofilético (do grego klados = ramo). (Mais informações sobre clados, aqui)

​

Cladogênese:Processo evolutivo pelo qual uma espécie se divide, dando origem a duas ou mais espécies descendentes. (Mais informações sobre cladogênese, aqui)

 

Cladograma:É um diagrama em forma de árvore (dendrograma) que mostra as relações filogenéticas entre espécies (mais informações sobre cladogramas aqui).

​

Classificação biológica:É a organização dos seres vivos em táxons*, segundo critérios pré-estabelecidos. O termo classificação tanto pode designar o ato de classificar, quanto o esquema classificatório resultante deste ato. As classificações biológicas atuais são construídas segundo a hierarquia lineana (mais informações sobre classificações, aqui).

​​

Espécie:Na taxonomia, é um dos níveis hierárquicos fundamentais das classificações biológicas. Pode incluir duas ou mais subespécies. Na biologia evolutiva e na filogenética, é considerada a unidade básica da evolução. A expectativa do sistemata é fazer com que as espécies nas classificações coincidam com as entidades evolutivas tratadas pela biologia evolutiva e pela filogenética. Definir o que é uma espécie, do ponto de vista evolutivo-filogenético, contudo, não é tarefa simples e, por isto mesmo, a literatura está cheia de conceitos alternativos para esta entidade (uma discussão superficial sobre isto pode ser encontrada aqui).

​​

Espécime:Na sistemática, é um indivíduo representante de um táxon. O mesmo que exemplar.

​​

Filogenética:Campo da sistemática que se dedica a estudar as relações filogenéticas (filogenia*) entre as espécies.

​​

Filogenia:É o conjunto das relações "evolutivas" (relações filogenéticas) entre espécies e grupos de espécies, definidas pelo compartilhamento de espécies ancestrais. O termo foi criado por Haeckel para substituir a expressão "genealogia das espécies", utilizada por Darwin ao descrever sua teoria da evolução. Às vezes, empregado para designar o estudo das relações filogenéticas (aqui prefere-se usar, para este significado, o termo "filogenética"). É empregado, ainda, para designar as representações gráficas das hipóteses de relações filogenéticas (cladogramas e outras árvores filogenéticas). (Você encontrará mais informações sobre isto aqui e aqui).

​

Grados:Táxons que reuniriam organismos em um mesmo "estágio ou grau de evolução" (mais informações sobre grados aqui).

​

Hierarquia:Ordenação de objetos ou pessoas em diferentes postos ou níveis subordinados. Hierarquias são exclusivas, quando um indivíduo é membro exclusivamente de um posto (um membro do exército pode ser soldado ou coronel, mas ele não pode ocupar os dois postos ao mesmo tempo); hierarquias podem ser inclusivas, quando um indivíduo pode pertencer a vários níveis ou postos ao mesmo tempo (uma onça é, ao mesmo tempo, membro da espécie Panthera onca, da família Felidae, da ordem Carnivora e do reino Animalia, por exemplo). (Veja, também, nível hierárquico, abaixo).

​

Homologia:É a relação de equivalência entre duas características em dois grupos distintos de organismos, devido à ancestralidade comum. Duas características, em duas espécies distintas, são homólogas, quando elas derivam de uma mesma característica no ancestral comum imediato dessas espécies. (Mais informações sobre homologia, aqui)

​

Homoplasia:Característica semelhante, mas não homóloga, em dois grupos distintos de organismos. Homoplasias surgem por convergência, paralelismo ou reversão. â€‹(Mais informações sobre homoplasia, aqui)

​

Identificação: No contexto da sistemática, é a determinação da posição de um organismo na classificação biológica. O resultado da identificação é um nome científico de um táxon* em um dos níveis da hierarquia classificatória (uma identificação pode ser feita até o nível de espécie, ou de gênero ou de qualquer outro nível taxonômico, dependendo do grau de conhecimento que o taxonomista tiver sobre ele). Um táxon desconhecido pela ciência, ao ser descoberto, deve ser nomeado e descrito, para que possa ser, a partir daí, identificado.

​

Monofilético: Um grupo de espécies ou táxon que contém uma espécie ancestral e todas as suas espécies descendentes. Grupos monofiléticos podem ser definidos por sinapomorfias. Sinônimos: clado, linhagem, ramo. (Mais informações sobre táxons monofiléticos, aqui)

​

Nível hierárquico: Um dos vários postos que constitui uma hierarquia. Nas organizações militares, por exemplo, seriam soldado, sargento, tenente, etc. Na classificação biológica, há sete níveis básicos: espécie, gênero, familia, ordem, classe, filo e reino. Outros níveis existem, ainda, como tribo, domínio, subfamília, infra-classe etc. No total, podemos construir classificações com até cerca de 30 níveis.

​

Nomenclatura biológica: É o conjunto de regras estabelecidas para se dar nomes aos táxons em uma classificação biológica.

​

Parafilético: Um grupo de espécie ou táxon que contém uma espécie ancestral e parte de suas espécies descendentes. Táxons parafiléticos são constituídos quando se exclui um ou mais grupos de um clado. Táxons parafiléticos não podem ser definidos por nenhuma característica exclusiva. (Mais informações sobre táxons parafiléticos, aqui)

​

Plesiomorfia:Caráter encontrado em um clado em estudo, mas originado fora dele (antes de sua origem). (Mais informações sobre plesiomorfias, aqui)

​

Polifilético: Um grupo de espécies ou táxon que não incluí a espécie ancestral imediata de suas espécies componentes. Táxons polifiléticos são definidos com base em homoplasias. (Mais informações sobre táxons polifiléticos, aqui)

​

Sinapomorfia: É uma apomorfia que se originou na primeira espécie de um clado (aquela espécie que é a ancestral comum imediata de todas as demais espécies do grupo ou táxon). (Mais informações sobre sinapomorfias, aqui)

​

Sistemática: É o campo da biologia que se dedica ao inventário, descrição, classificação e estudo das relações filogenéticas entre as espécies que compõem nossa biodiversidade. Como entendida aqui, a sistemática se divide em duas grandes áreas, a taxonomia e a filogenética. A relação entre essas duas grandes áreas se encontra no fato de que, modernamente, procura-se construir classificações baseadas nas relações inferidas pela filogenética, entre os organismos que se pretende classificar.

​

Táxon: Um grupo de organismos que recebeu um nome na classificação biológica. Por exemplo, Canidae é o táxon que reúne os cães, lobos, raposas e outros animais proximamente relacionados a eles. Não se deve confundir táxons com os níveis hierárquicos ou postos da classificação. Assim, Canidae é um táxon que ocupa o nível hierárquico ou o posto de família na classificação: Canidae é um táxon, família, não).

​

Taxonomia: É o campo da sistemática que se dedica ao inventário, descrição e classificação dos seres vivos. A taxonomia se preocupa com o desenvolvimento dos métodos e com a prática da classificação, bem como com as regras de nomenclatura biológica. Aqui, o termo é entendido dentro do espírito proposto pela iniciativa "Systematics Agenda 2000".

bottom of page